MORADORES E COMERCIANTES COMEMORAM NOVA AVENIDA SÃO CRISTÓVÃO

A entrega da nova Avenida São Cristóvão, no bairro de São Cristóvão, nesta segunda-feira (2), agradou bastante a moradores e comerciantes que atuam na região. A via passou por obras de requalificação da Prefeitura que resolveram de vez os frequentes alagamentos que se formavam na localidade em tempos de chuvas e que, consequentemente, comprometiam a mobilidade de quem precisava de deslocar pelo trajeto.

Graças aos serviços de macrodrenagem, a água não acumula mais ao longo da pista. A pavimentação implantada, com piso intertravado, e a construção de uma ciclovia no canteiro central trouxeram benefícios para tanto para os pedestres quantos para os ciclistas e motoristas.

“Vimos que, com a chuva que caiu em Salvador recentemente, o problema de alagamento foi solucionado. Essa requalificação deu nova cara e uma nova visão a essa avenida. Aqui é o primeiro cartão-postal de quem vem do Litoral Norte para Salvador”, festejou o comerciante André Luiz Silva, 46 anos.

A São Cristóvão possui intenso fluxo diário de veículos até porque ela dá acesso às estradas do Coco, CIA-Aeroporto e Avenida Luís Viana (Paralela), além de possuir diversas lojas de autopeças. Proprietário de um estabelecimento do ramo, André ressalta que chegou a sofrer com prejuízos antes de a Prefeitura começar com as obras de infraestrutura no local. “Pela pista ser de má qualidade, as pessoas deixavam de vir mais e procuravam outros lugares para poder adquirir os produtos. Esperamos colher os frutos dessa nova imagem da avenida”, espera o empresário.

As perdas econômicas também foram sentidas pelo comerciante Jarbesson Braga Lima, 29 anos. “Teve gente que perdeu mercadorias com os acúmulos de água na via e nas ruas adjacentes. Às vezes, tínhamos que abrir as fossas de esgoto que estavam entupidas”, relembra.

De acordo com a dona de casa Zuleica Cunha da Silva, 62 anos, os alagamentos que se formavam na região comprometiam não apenas o trânsito e comércio local como também a saúde dos moradores. Ela conta que já testemunhou vizinhos com leptospirose e que o bairro estava abandonado: “São Cristóvão agora é outro. Saio frequentemente para passear por aqui mesmo com meu neto”.

Obra – A requalificação da Avenida São Cristóvão foi executada em 10 meses, dois meses antes do prazo previsto, e contou com investimento total de R$ 12,2 milhões, com recursos próprios. As intervenções contemplaram o trecho de um quilômetro de extensão da avenida e mais 650 metros da 1ª Travessa 3 de Maio.

Além de piso intertravado, houve instalação de granito no meio-fio e paisagismo com o plantio de muda. A via ganhou ainda iluminação em LED, que vai proporcionar mais economia e segurança aos pedestres e motoristas que circulam pela região.

O bairro de São Cristóvão, aliás, tem sido alvo de diversas intervenções municipais. Está em andamento, por exemplo, a construção do mercado municipal, que vai abrigar 56 estações de hortifrúti, quatro açougues e área verde, dentre outros itens. Recentemente, a Prefeitura fez a entrega de uma Unidade de Saúde da Família (USF) e de casas reformadas através do Morar Melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *